Páginas

quarta-feira, 13 de março de 2013

The Last One!

Oi gente!

Bom, sumi de vez mesmo, por alguns motivos práticos mas também por uma grande preguiça/falta de ideia de como terminar esse blog... XD Além disso, sempre me parece que eu devia esperar alguma ocasião especial ou uma inspiração do além pra escrever O Fatídico Último Post.

Mas vou escrevendo aos pouquinhos e vendo que bicho que dá...



Nova rotina
A vida aqui anda bem normal e mudou bastante desde o último post! Passei janeiro inteiro e fevereiro quase inteiro de férias (merecidas!) e resolvendo pequenos pepinos da vida como renovar CNH, justificar ausência de voto, organizar documentos, responder certas pendências da Capes, e mesmo arrumar o quarto com as coisas (e ideias) novas, lavar as roupas de inverno todas antes de guardar até o próximo, atualizar currículo, LinkedIn, portfólio, procurar estágio, entregar documentos na faculdade.

Mas também deu pra descansar bem. Li Morte Súbita da JK Rowling e As Brumas de Avalon (estou na metade do último livro). Queria ter ficado na piscina lagarteando no sol, mas em Friburgo Winterfell não fez muito sol. Deixou a desejar!! :( Mas em compensação praticamente decorei as coreografias do Dance Central! Hahaha!

Voltei para o meu querido e amado coral, e percebi que 1 ano sem cantar me fez regredir um bocado. Mas tudo bem, porque essa semana comecei a fazer aula aqui no Rio. Eu mereço!! xD No Carnaval, viajei com meus pais pra Trindade que é perto de Parati, e foi bem legal também (e lá sim deu pra pegar sol!).

Depois do Carnaval, começou a dar uma agoniazinha enjoada - todo mundo com o ano já começado: amigos pirralhos voltando às aulas, amigos mais velhos voltando a seus estágios e faculdade (alguns ainda estudando por causa da greve), amigos novaiorquinos já até planejando Spring Break. E eu meio sem direção, sem estágio, sem previsão da inscrição em disciplinas... Mas logo recebi uma ligação de um lugar onde tinha feito entrevista antes do Carnaval me chamando para estagiar. Resultado: estou estagiando lá há 3 semanas, e estou adorando e aprendendo muito!! :))

E agora, minha vida está assim. Voltei pro Rio, onde está um calor infernal e minha pele voltou a ter acne, que voltei a tratar (SDDS AR SECO E FRIO DE NY). Parei de roer unha pra sempre de novo pela milésima vez.Voltei a malhar e resolvi que esse ano vou emagrecer (se eu tenho que procurar algum lado bom em morar longe do Demian por mais um ano, é que não tem como eu embarcar nas gordices dele XD) - mas por enquanto só tenho dores surreais nas pernas que quase me fizeram rolar escada da academia abaixo. Estou esperando abrir inscrição em disciplinas na Esdi pra descobrir que dias/horários vou ter aula, mas por causa da greve ainda estamos oficialmente em "2012-ponto-2".

Resumindo, realmente esse meu ano está sendo bem brasileiro e só começou pra valer depois do Carnaval!! XD

A adaptação está sendo tranquila, tirando o calor, o mau humor das pessoas e mau atendimento em todos os lugares, e os meus moles andando na rua ou pegando ônibus e  esquecendo onde as coisas são, de resto está tudo muito tranquilo. A comida é maravilhosaaaa! Hahaha! XD Uma outra coisa boa é não se esforçar pra se comunicar - mesmo quando já estava bem mais fluente ainda assim tinha uma background task rodando no cérebro o tempo inteiro pra traduzir tudo, e agora não tem mais. E, claro, é muito bom estar pertinho da família de novo!! <3

Sinto saudades de morar com a Renata porque era muuuuito divertido! (Não sinto saudades, porém, do aperto que era aquele quarto do Loeb). Mas a gente continua se falando o tempo todo e se vendo de vez em quando. Ela foi pra Friburgo comigo semana passada, e finalmente entendeu porque eu falo tanto da minha querida cidade! <3 (Pode ser meio monótona, mas ainda é minha querida cidade E capital da moda íntima. Haha!) E me prometeu um fim de semana carioca de verdade, indo pra praia, essas coisas que eu nunca faço - como vocês podem ver pela minha branquelice. :D


O que eu aprendi morando em NY
Eu tinha pensado em fazer um posto com meus lugares preferidos de NY, ou um balanço geral de todas as peças/shows que assisti, mas uma das coisas que aprendi no minuto que saí do aeroporto e vi NY pela primeira vez foi:

1. NY é uma cidade imensa, tão imensa que eu sei que mesmo morando 1 ano nela, não vou nem ter arranhado sua superfície. (E não deu outra. Posso ter conhecido bastante bem a cidade, mas isso é quase nada perto do que ainda se tem pra descobrir.)

Então resolvi escrever sobre algumas coisas que aprendi nessa experiência toda, sobre a cidade, sobre mim mesma, sobre os outros... Vamos ver no que é que dá!

2. Você não precisa ser amigo de quem não quer ser.
e/mas
3. Você não precisa gostar de / concordar com absolutamente tudo em uma pessoa pra ser amigo(a) dela.
(E você pode usar essas duas frases juntas invertendo a ordem dependendo da coisa que você quer enfatizar. XD Resumindo, não vale a pena perder tempo e forçar a barra pra fazer amizade com quem não se quer, mas também não adianta querer se apurrinhar com os mínimos detalhes.)

4. Temos que saber "escolher nossas batalhas". (Essa foi uma lição cascuda que eu e Renata aprendemos do jeito mais duro possível!)

5. Quando você  está longe, fica bem claro quem se importa de verdade com você (e com quem você se importa).

6. O que os olhos não vêem o coração não sente. (Ou, se você cancelar os feeds de metade das pessoas do seu Facebook, sua vida será melhor XD)

7. A New School fica em NY, mas a Parsons fica na Coréia! (Sério, parecia que metade dos estudantes eram coreanos!)

8. Se Nova York  nunca dorme, o Rio dorme muito menos. (As coisas fecham surpreendentemente cedo lá! Restaurantes que fecham as 23h/00h em áreas turísticas... Vai entender!)

9. Os brasileiros têm muito a aprender com os americanos - principalmente o profissionalismo.

10. Os americanos têm muito a aprender com os brasileiros - principalmente o jogo de cintura.

11. Os EUA ainda têm que comer muito arroz com feijão pra falar em sustentabilidade.

12. O Brasil ainda tem que comer muito arroz com feijão pra falar em acessibilidade.

13. O Thanksgiving é bem menos legal do que parece em Friends.

14. Morar em NY e gostar de musicais é ficar pobre mas feliz, e finalmente entender do que algumas músicas do Rent se tratam! XD Aliás, tem tanta música sobre NY que morando lá dá até pra se sentir chique!

15. Quanto mais eu trabalho, mais sorte eu tenho. (FONTES, Alexandre, citando FONTES DE QUEIROZ, Silas). <3

16. Nova York me ensinou que eu não sou ninguém especial, que eu não sou mais ou menos interessante por ser intercambista ou bolsista. E isso, por incrível que pareça, é até reconfortante! Acho que porque faz a gente querer se esforçar ainda mais pra conseguir as coisas, e saber que por esforço a gente consegue. Uma sensação que odeio é a de quando meu esforço todo não significa muita coisa, a não ser pra mim mesma. Em NY, sentia frequentemente meu esforço recompensado, nas pequenas coisas!

Bom, acho que eu podia ficar aqui listando 4875389475934875 mil coisas, mas vou terminar com uma só.

17. Não importa o quanto eu fale nesse blog, nunca vou conseguir passar o quanto eu aprendi nessa experiência de intercâmbio! ;D


Agradecimentos!
Depois dessa aventura, é tanta gratidão que mal sei por onde começar! XD

Primeiramente, o agradecimento-mor é pros meus pais, por desde pequenininha estarem sempre me encorajando e incentivando, e eu fico com lágrimas nos olhos só de pensar em quanto meus pais são os melhores do mundo! :) Pode ser que nada disso tivesse acontecido se meus pais tivessem me proibido de rabiscar as paredes quando era criança, ao invés de, como fizeram, cobrirem com papel até onde eu alcançava. Obrigada papai e mamãe por sempre me apoiarem e me darem tanta força, orientando na direção certa!

[sem foto porque o papai não gosta muito XD]

Depois, claro, ao Demian, que me apoiou mais do que eu mesma com toda essa história de intercâmbio, e me fez acreditar que eu era capaz, quando eu tinha medo de me inscrever porque achava que não teria estrutura emocional pra aguentar 1 ano longe de todos. E agora é ele que está lá em Vancouver, um canadense nato! Obrigada por sempre me colocar pra cima e fazer eu acreditar em mim mesma!




E obviamente também à Renata, minha companheira de aventuras! Eu sempre digo que posso não ter feito muitos amigos americanos, mas fiz uma amigona pra sempre, que eu ainda tenho o privilégio de trazer comigo de volta pra casa! <3 Esse ano teria sido muito tenso se não fosse você. Lembra a gente no Qdoba lá pra fevereiro jantando e chorando as pitangas uma com a outra? Hahahaha XD Muito obrigada por me aguentar reclamando das saudades dos que ficaram, e pela ótima companhia, pelos passeios que fizemos juntas e por compartilhar os dramas e as alegrias todas! :) Não tenho dúvidas que essa amizade que começou por um acaso vai continuar até ficarmos gagás. =D E não tem como ser diferente, porque você já sabe demais... Hahahaha!!!

Na nossa garage donation!

Aos bons professores que tive na faculdade e na Cultura Inglesa - os primeiros por fazerem o design ser uma coisa tão interessante pra mim (e ao Monat, Silvia e Rodolfo também pela ajuda na inscrição), e os outros por serem os responsáveis pela minha sobrevivência linguística em NY... XD

Aos professores e colegas da Parsons que não vão ler isso em português, mas que foram essenciais e eu me sentir mais "parte" dessa coisa toda, sendo super abertos a uma cultura diferente e compreensivos com minhas travadas de idioma e perguntas idiotas... E aos colegas brasileiros da Parsons, que fizeram tudo isso ter um toque mais verdeamarelo e acolhedor! :) Sei que também vou manter bom contato com alguns de vocês... Voltem logo pra gente se ver! XD

Colegas americanos fofos me mandaram isso no meu aniversário! XD

Alguns dos Brasileiros queridos!!!


Ao Governo Brasileiro, à Dilma, à Capes e ao IIE, por viabilizarem essa experiência incrível que me fez crescer tanto profissionalmente e como pessoa, que eu nunca tinha sonhado nem teria condições de fazer por conta própria. Espero ter feito justiça a esse investimento todo! Me sinto mesmo honrada de ter recebido essa oportunidade, e sei que lutei e me esforcei a minha vida inteira para algo assim. E me sinto honrada também em, de certa forma, representar meu país lá fora (não deixa de ser, né?). :)

E, por fim, muito obrigada a todos que leram até aqui! Espero que esse blog tenha ajudado, ou, no mínimo, divertido muitos de vocês. E espero que vocês tenham gostado de ler tanto quanto eu gostei de escrever. Nunca na minha vida pensei que teria um blog que recebeu mais de 31 mil visitas (até agora)!!!! Vocês não são de comentar, mas sei que estão aí lendo!!! XD A todos os que ainda vão tentar a bolsa, desejo boa sorte, e podem vir me perguntas as coisas cujas respostas não tenham encontrado aqui! :) Vamos à luta, galera! o/

E assim me despeço desse blog (às lágrimas, óbvio, porque vocês sabem que eu sou dessas XD)... à procura da próxima aventura!! :)



"All we have to decide is what to do with the time that is given to us."

Beijos e até a próxima!! :))